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quarta-feira, 18 de abril de 2012


LEGALISMO OU RELATIVISMO  QUAL O MELHOR PARA A IGREJA DE HOJE

Gálatas 1.6-16


Introdução
          O termo relativismo serve designar ensinos que afirmam que as verdades morais variam conforme a época, o lugar, o grupo social. É uma concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente certo ou absoluto.
          O relativismo nega os valores fundamentais da fé cristã incentivando o próprio homem a criar seus próprios métodos de comportamento.
         Se o indivíduo é quem determina as questões morais então o convívio social tende a se tornar anárquico. Isto é o que mais se vê na sociedade atual, que aprova certas atitudes e atividades embora elas sejam claramente identificadas como distorções de valores na sociedade e pecado na Bíblia.
1 – LEGALISMO, UMA DISTORÇÃO DA SANTIDADE
Legalismo significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas. A Bíblia diz em Mateus 12:9-12 “Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? (Claro que eles queriam que Jesus dissesse ‘Sim’ para o poder prender). ““E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados." 
O legalismo é uma forma de escravidão. A Bíblia diz em Gálatas 4:8-9 “Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses; agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo
Pré- história

Idade Antiga
Fim do imp. Romano Ocidente
Idade média
Fim do Imp. Romano Oriente
Idade Moderna
Rev. francesa
Rev. Industrial
Idade Pós-  Moderna

12  / 6 mil a.C
6 mil 476
1453 d.C.
1453 /1900
Até hoje


A Bíblia, por diversas vezes, revela a tendência de pessoas ou grupos que tentaram adicionar algo mais à mensagem evangélica. No contexto da igreja primitiva , tal fato se verificou de forma bastante evidente, em função do judaísmo. A epístola as Gálatas pode ser considerada a principal fonte na qual constatamos esse problema. Ela constitui-se um grande legado ao cristianismo, oferecendo parâmetro na abordagem Lei x graça ou legalismo e graça.
a)  O legalismo agride a fé cristã
          A abordagem de Paulo sobre a necessidade de uma só fé no Cristo libertador como suficiente  para salvar oferece ao cristianismo hodierno oportunidades impares de reflexão.
          O problema surgido entre os cristãos daquele distrito provincial do Império Romano foi o surgimento de um grupo que sustentava a necessidade de circuncisão, complementada pela fé em Cristo para que, de fato o indivíduo estivesse habilitado à salvação. Tal grupo ficou reconhecido como “Os Judaizantes”, e na verdade, estavam questionando a autoridade apostólica de Paulo (Gl 15.20).
b)  A insensatez dos Gálatas
          Paulo indaga aos Gálatas: sois vós tão insensatos? Tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis? (Gl 3.3). Essa pergunta de Paulo retrata claramente o que estava acontecendo. Eles estavam priorizando os códigos reguladores da conduta, em detrimento da liberdade do Espírito. A resposta de Paulo para aqueles judaizantes foi a justificação pela fé.
c)  Paulo apela para o Antigo Testamento
         Paulo discorre de maneira eloquente sobre o sacrifício de Jesus Cristo e a salvação pela fé. Usa expressões também encontradas em Hb 2.4; “O justo viverá da fé” (Gl 3.11). Por fim, Paulo faz afirmação categórica: “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos torneis novamente a um jugo de escravidão” (Gl 5.1).
2 – COMBATENDO O LEGALISMO
          Não será adotando um código de ética legalista que o cristão se realizará. O legalismo massacra o indivíduo, inibe a criatividade, fecha as portas da descoberta do novo, tornando a vida um fardo, ao invés de dinâmica e graciosa.
a)  A verdadeira liberdade está em Cristo
          A vida Cristã legalista está baseada em costumes, regras e interpretações forçadas e versículos isolados para adaptar ao grupo. Ao passo que a verdadeira vida em Cristo é baseada em GRAÇA = amor, perdão, misericórdia.
b)  O cristão equilibrado não aceita o legalismo
          Fugir do legalismo é abrir-se para o verdadeiro sentido da vida cristã:
Baseado numa fé equilibrada, e princípios bíblicos bem interpretados,
contextualizados e  orientados pelo Espírito Santo.

3 - RELATIVISMO UMA MARCA DO MUNDO PÓS MODERNO
          Sabemos que a humanidade já experimentou diferentes momentos ao longo de sua história, com características diversas que contribuíram para distinguir de forma clara um época da outra por exemplo:
          A Era Moderna por exemplo teve como marca o avanço do conhecimento humano, o advento da industrialização, a predominância da luta ideológica, a expansão da fé cristã ao redor do mundo, a proliferação das religiões orientais pelo Ocidente.
Já os tempos pós-modernos, nos quais vivemos, são assinalados pelo progresso, mais também por conflitos e contradições oriundas da Era Moderna e possui por características bastante peculiares. O apóstolo Paulo já se preocupava e viu esses males da presente era dos últimos dias que precedem a volta do Senhor e previne os fiéis 2 Tm 3.1: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
          O homem do século se gaba do seu grande conhecimento e dos seus efeitos tecnológicos e científicos. Todavia ele continua a regredir na verdadeira sabedoria, retidão e moralidade em virtude de uma vida sem Deus e sem parâmetro na prática do pecado. Qual a sociedade em que vivemos?

a)Uma sociedade centrada no homem
Em primeiro lugar, a sociedade pós-moderna tem como base a célebre declaração de que “o homem é a medida de todas as coisas”. A expressão que melhor se adapta a esse perfil, na Bíblia está em 2 Tm 3.2: porque haverá homens amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Isto pressupõe a predominância da filosofia humanista que o coloca como centro do universo em flagrante contraste com o ensino bíblicos de que todas as coisas foram criadas para glória de Deus 1 Co 10.31
Isto dentro da igreja cria-se a ideia dos super-homens...
          Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

b)Uma sociedade centrada no relativismo
          Em segundo lugar prevalece na sociedade pós moderna o relativismo. Sob essa ótica, não há lugar para os valores absolutos, isto é, os princípios e ensinos imutáveis da Palavra de Deus, válidos para todas as pessoas, em qualquer época e em qualquer lugar.

c)  O relativismo destrói os valores morais
          Não havendo, segundo a visão relativista pós-moderna, um padrão normativa universal, abre-se um precedente para a desordem moral e social tão comum no mundo contemporâneo. Cada um faz o que der na telha. Afinal como apregoam os que vivem nesta zona considerada cinzenta, onde o certo e o errado se confundem, onde tudo é relativo. Não há nenhuma lei superior que lhes diga o que fazer. O que importa é priorizar o  que dá prazer
a)  O relativismo destrói os valores espirituais;
          Nada é eterno, nada é infalível, As coisas mudam de acordo com as circunstâncias e de acordo com a necessidade humana.
·         No relativismo qualquer tipo de espiritualidade é valida;
·         No relativismo os fins justifica os meios ( se a intenção é boa vale qualquer pra chegar lá).

Hedonismo ( a teoria do prazer). O prazer e a alegria dos tais são ilusório e pecaminosos, porquanto não provém de Deus.
Materialismo
          Dentro da Igreja isto se caracteriza pela Teologia da prosperidade, o que isto significa? significa que valem mais quem tem mais, ou seja o mais importante não é o ser e sim o ter. As coisas tem mais valor do que as pessoas, as pessoas são apenas mais um número...

4 - OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS E O RELATIVISMO
          Os princípios Bíblicos são:
 - Absolutos; Os princípio de Deus continuará sendo absolutos querendo a mente humana ou não Sl 119.96
Tenho constatado que toda perfeição tem limite; mas não há limite para o teu mandamento.
- Universais; Ela é abrangente e comum a todos os homens

 - Imutáveis Da mesma maneira que Deus não muda a sua palavra também não muda Ml 3.6
De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.



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