LEGALISMO OU RELATIVISMO QUAL O MELHOR PARA A IGREJA DE HOJE
Gálatas 1.6-16
O termo relativismo serve designar
ensinos que afirmam que as verdades morais variam conforme a época, o lugar, o
grupo social. É uma concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente
certo ou absoluto.
O relativismo nega os valores
fundamentais da fé cristã incentivando o próprio homem a criar seus próprios
métodos de comportamento.
Se o indivíduo é quem determina as
questões morais então o convívio social tende a se tornar anárquico. Isto é o
que mais se vê na sociedade atual, que aprova certas atitudes e atividades
embora elas sejam claramente identificadas como distorções de valores na
sociedade e pecado na Bíblia.
1 – LEGALISMO, UMA
DISTORÇÃO DA SANTIDADE
Legalismo
significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas. A Bíblia diz
em Mateus 12:9-12 “Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. E eis que
estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem
acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? (Claro que
eles queriam que Jesus dissesse ‘Sim’ para o poder prender). ““E ele lhes
disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela
cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um
homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados."
O legalismo é uma forma de escravidão. A Bíblia
diz em Gálatas 4:8-9 “Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que
por natureza não são deuses; agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor,
sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e
pobres, aos quais de novo
Pré- história
|
Idade Antiga
Fim do imp.
Romano Ocidente
|
Idade média
Fim do Imp. Romano Oriente
|
Idade Moderna
Rev. francesa
Rev. Industrial
|
Idade Pós- Moderna
|
12
/ 6 mil a.C
|
6 mil 476
|
1453 d.C.
|
1453 /1900
|
Até hoje
|
A
Bíblia, por diversas vezes, revela a tendência de pessoas ou grupos que
tentaram adicionar algo mais à mensagem evangélica. No contexto da igreja
primitiva , tal fato se verificou de forma bastante evidente, em função do
judaísmo. A epístola as Gálatas pode ser considerada a principal fonte na qual
constatamos esse problema. Ela constitui-se um grande legado ao cristianismo,
oferecendo parâmetro na abordagem Lei x graça ou legalismo e graça.
a) O legalismo agride a fé cristã
A abordagem de Paulo sobre a
necessidade de uma só fé no Cristo libertador como suficiente para salvar oferece ao cristianismo hodierno
oportunidades impares de reflexão.
O problema surgido entre os cristãos
daquele distrito provincial do Império Romano foi o surgimento de um grupo que
sustentava a necessidade de circuncisão, complementada pela fé em Cristo para
que, de fato o indivíduo estivesse habilitado à salvação. Tal grupo ficou
reconhecido como “Os Judaizantes”, e na verdade, estavam questionando a
autoridade apostólica de Paulo (Gl 15.20).
b) A insensatez dos Gálatas
Paulo indaga aos Gálatas: sois vós
tão insensatos? Tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?
(Gl 3.3). Essa pergunta de Paulo retrata claramente o que estava acontecendo.
Eles estavam priorizando os códigos reguladores da conduta, em detrimento da
liberdade do Espírito. A resposta de Paulo para aqueles judaizantes foi a
justificação pela fé.
c) Paulo apela para o Antigo Testamento
Paulo discorre de maneira eloquente
sobre o sacrifício de Jesus Cristo e a salvação pela fé. Usa expressões também
encontradas em Hb 2.4; “O justo viverá da fé” (Gl 3.11). Por fim, Paulo faz
afirmação categórica: “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois,
firmes e não vos torneis novamente a um jugo de escravidão” (Gl 5.1).
2
– COMBATENDO O LEGALISMO
Não será adotando um código de ética
legalista que o cristão se realizará. O legalismo massacra o indivíduo, inibe a
criatividade, fecha as portas da descoberta do novo, tornando a vida um fardo,
ao invés de dinâmica e graciosa.
a) A verdadeira liberdade está em Cristo
A vida Cristã legalista está baseada
em costumes, regras e interpretações forçadas e versículos isolados para
adaptar ao grupo. Ao passo que a verdadeira vida em Cristo é baseada em GRAÇA =
amor, perdão, misericórdia.
b) O cristão equilibrado não aceita o legalismo
Fugir do legalismo é abrir-se para o
verdadeiro sentido da vida cristã:
Baseado numa fé equilibrada, e princípios
bíblicos bem interpretados,
contextualizados e orientados pelo Espírito Santo.
3 - RELATIVISMO UMA MARCA DO MUNDO PÓS
MODERNO
Sabemos que a humanidade já
experimentou diferentes momentos ao longo de sua história, com características
diversas que contribuíram para distinguir de forma clara um época da outra por
exemplo:
A Era Moderna por exemplo teve como
marca o avanço do conhecimento humano, o advento da industrialização, a
predominância da luta ideológica, a expansão da fé cristã ao redor do mundo, a proliferação
das religiões orientais pelo Ocidente.
Já os tempos pós-modernos, nos quais
vivemos, são assinalados pelo progresso, mais também por conflitos e
contradições oriundas da Era Moderna e possui por características bastante
peculiares. O apóstolo Paulo já se preocupava e viu esses males da presente era
dos últimos dias que precedem a volta do Senhor e previne os fiéis 2 Tm 3.1: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão
tempos trabalhosos;
O homem do século se gaba do
seu grande conhecimento e dos seus efeitos tecnológicos e científicos. Todavia
ele continua a regredir na verdadeira sabedoria, retidão e moralidade em
virtude de uma vida sem Deus e sem parâmetro na prática do pecado. Qual a
sociedade em que vivemos?
a)Uma sociedade centrada no
homem
Em primeiro lugar, a sociedade pós-moderna tem
como base a célebre declaração de que “o homem é a medida de todas as coisas”.
A expressão que melhor se adapta a esse perfil, na Bíblia está em 2 Tm 3.2: porque haverá homens amantes de si mesmo, avarentos,
presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.
Isto pressupõe a predominância da filosofia humanista que o coloca como
centro do universo em flagrante contraste com o ensino bíblicos de que todas as
coisas foram criadas para glória de Deus 1 Co 10.31
Isto dentro da igreja cria-se a ideia dos
super-homens...
Assim, quer
vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de
Deus.
b)Uma sociedade centrada no
relativismo
Em
segundo lugar prevalece na sociedade pós moderna o relativismo. Sob essa ótica,
não há lugar para os valores absolutos, isto é, os princípios e ensinos
imutáveis da Palavra de Deus, válidos para todas as pessoas, em qualquer época
e em qualquer lugar.
c) O relativismo destrói os valores morais
Não
havendo, segundo a visão relativista pós-moderna, um padrão normativa
universal, abre-se um precedente para a desordem moral e social tão comum no
mundo contemporâneo. Cada um faz o que der na telha. Afinal como apregoam os
que vivem nesta zona considerada cinzenta, onde o certo e o errado se
confundem, onde tudo é relativo. Não há nenhuma lei superior que lhes diga o
que fazer. O que importa é priorizar o
que dá prazer
a) O relativismo destrói os valores espirituais;
Nada é eterno, nada é infalível, As coisas mudam de acordo com as
circunstâncias e de acordo com a necessidade humana.
·
No relativismo qualquer tipo
de espiritualidade é valida;
·
No relativismo os fins
justifica os meios ( se a intenção é boa vale qualquer pra chegar lá).
Hedonismo ( a teoria do prazer). O prazer e a
alegria dos tais são ilusório e pecaminosos, porquanto não provém de Deus.
Materialismo
Dentro
da Igreja isto se caracteriza pela Teologia da prosperidade, o que isto
significa? significa que valem mais quem tem mais, ou seja o mais importante
não é o ser e sim o ter. As coisas tem mais valor do que as pessoas, as pessoas
são apenas mais um número...
4 - OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS E O RELATIVISMO
Os
princípios Bíblicos são:
- Absolutos; Os princípio de Deus continuará sendo
absolutos querendo a mente humana ou não Sl 119.96
Tenho constatado que toda perfeição tem
limite; mas não há limite para o teu mandamento.
- Universais; Ela é abrangente e comum a todos os
homens
- Imutáveis Da mesma maneira que Deus não muda a sua
palavra também não muda Ml 3.6
De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por
isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário