S O T E R I O L O G I A
INTRODUÇÃO
A palavra salvação vem do vocábulo grego Sotéria = cura, bem estar, livramento de algum perigo. Em princípio pode-se dizer que a Salvação é resultado da morte expiatória e vicária do Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário (Ef 1.7; 2.1). É também a principal experiência espiritual do Cristão e o tema principal de toda Bíblia. Todo Cristão deve conhecê-la, vivê-la e testemunhar dela aos perdidos.
1- A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO
A Bíblia é clara em dizer que todos pecaram (Rm 3.23), e que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Portanto era necessário que se fizesse alguma coisa para mudar essa situação. “Como escaparemos nós se não estivermos atento à uma tão grande Salvação”... Hb 2.3ª. Antes do nascimento de Jesus Cristo, os sacrifícios de animais foram ordenados por Deus para encobrir os pecados, porém, isto não tirava o pecado do mundo (Hb 10.4). No entanto, vindo Jesus através do seu sacrificio ele apaga os pecados do homem ( Jo 1.29; Hb 9.28).
v Breve consirações sobre o pecado
Do Hebraico avon = iniquidade, hatah = trangressão e do grego hamartia = errar o alvo, Dentre muitas definições, podemos definir pecado como: desobediência a todo e qualquer ensinamento, da palavra de Deus.
a) A origem do pecado
Como o pecado entrou no mundo?
Em Gênesis 1.26,27, lemos que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e o colocou no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Disse-lhe que de todo o fruto ele poderia comer, porém, daquela árvore do conhecimemto do bem e do mal o Senhor lhe proibiu que provasse, pois no dia em que dela comesse, certamente morreria. Tratava-se de uma prova de obediência, e Adão e Eva quebraram esta ordem. Eles desobedeceram e este ato, afetou toda a criação, a qual até hoje geme e chora sob o peso da maldição (Gn 3.6,17-19; Rm 8.22). Portanto nele todos pecaram e por ele entrou a morte no mundo. Nós herdamos a natureza pecaminosa de Adão, porém quando pecamos o pecado é nosso. Não podemos fazer como Adão que colocou a culpa em Eva (Gn 3.12; Lm 3.39).
b) Os efeitos do pecado
O pecado afetou o homem na esfera física, mental, moral e espiritual.




ü Os efeitos são abrangentes:
· Maldição sobre toda a terra, e o trabalho pesado com esforço físico (Gn 3.17,18);
· Morte; física,espiritual e eterna (Gn3.19; Ef 2.1-5; Ap 20.6);
· Violência e homicidio (Gn 4.8).
c) Dentre os vários tipos de pecados podemos resumir em:
· Pecados contra o próximo (2 Sm 19.20);
· Pecados o contra o concerto (Êxodo 32.30-33);
· Pecado de blasfêmia (Jó 1.5.22);
· Pecados da Incredulidade, (Sl 78.19,32);
· Rebelião (Is 43.27,28);
· Pecado Social (Gn 3.9; 43.13; Dt 24.15).
Reencarnação (do espitismo), purgatório (do Catolicismo Romano), são exemplos de sugestoões anti-bíblica, que nada resolve o problema do pecado do homem (Hb 9.27). Sem o sangue de Cristo não há solução para o pecador (Hb 9.22).
2 – ASPECTOS DA SALVAÇÃO
A Salvação é um processo e envolve vários aspectos principalmente, a justificação, a regeneração, e a santificação.
2.1 Justificação
Como se justificará o homem diante de Deus? (Jó 9.2). Diante da morte substitutiva de Cristo na cruz do calvário, isto, se tornou possível. Justificação é um termo forense que nos faz lembrar um tribunal. O homem culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo, isto é justificado. Foi feita uma transação: Cristo subtrai os nossos pecados e adiciona-nos a sua justiça (Rm 5.1; Rm 8.1). A justificação é mais do que o perdão. Pela justificação o homem é declarado justo seja qual for a sua condição.
2.2 Regeneração
Regeneração é uma mudança de condição. No pecado o homem era inimigo de Deus e servo do diabo. Agora feito justo pela justiça de Cristo, ele se torna filho de Deu (1 Jo 3.1,2). O homem morto em seus delitos e pecados, nasce de novo (Jo 3.3-8).
2.3 Santificação
Santificar vem do vocábulo hebraico “Kadosh” e do grego “hagios” que significa separar para algo. Aquele que é justifcado e experienta o novo nascimento através da regeneração, tem como próximo passo a SANTIFICAÇÃO, que embora seja um estado alcançado em Cristo (Hb 10.10,14), é um processo gradativo (Hb 12.14), tendo em vista, que o cristão peca todos os dias, e é óbvio que precisa santificar-se também todos os dias. Vale salientar que a santificação só é alcançada mediante a palavra de Deus, e a ação do Espírito santo (Jo 17.17; Hb 10.22).
2.4 A segurança da Salvação

A Doutrina de João Calvino segundo ele não foi criada por ele, mas por Agostinho de Hipona, (chamado de Santo Agostinho) o grande teólogo do século IV, que por sua vez afirmava estar interpretando a doutrina de Paulo sobre a livre graça. A doutrina de Calvino ensina que a salvação é definitiva e um ato inteiramente de Deus, o homem absolutamente nada tem a haver com sua salvação, é um ato totalmente divino.
O Arminianismo
O ensino arminiano é como segue: A vontade de Deus é que todos os homens seja salvos, e por isso, Cristo morreu por todos. (1 Tm 2.4-6; Hb 2.9; 2 Co 5.14). Com essa finalidade ele oferece sua graça a todos.
Embora a salvação seja obra de Deus, absolutamente livre e independente de nossas boas obras ou méritos, o homem tem certas condições a cumprir.
Ele pode escolher aceitar a graça de Deus, ou pode resistir-lhe e rejeitá-la. Seu direito de livre arbítrio sempre permanece.
As Escrituras certamente ensinam uma predestinação, mas não que Deus predestina um grupo a serem salvos e outro a serem perdidos, e esse plano é bastante amplo para incluir a todos que realmente desejam ser salvos. A Bíblia ensina que todo aquele que nele crer será salvo (Jo 3.16). E também que se não atentarmos para nossa salvação seremos apanhados de surpresa quando Jesus voltar (2 Pe 2. 15-22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário